Alunos do Vitória finalizam preparativos para o projeto Rimas e Sons

Ana Carolina Melo, diretora do Colégio Vitória
Maurício Maron

Em ritmo de finalização de produções, ensaios e estudos, alunos e professores do Colégio Vitória estão animados com a culminância do projeto pedagógico interdisciplinar Rimas e Sons, nos dias 4 e 5 de setembro, pela manhã e à tarde, no Teatro Municipal de Ilhéus. 

Com o tema ‘Livros, mentes e guarda-chuvas somente servem se os abrirmos’, o projeto propõe a ampliação do repertório cultural e a valorização das diversas manifestações artísticas e culturais, como meio de transformação e humanização. Este ano, a programação acontece com exposições, apresentações de palco e performances no calçadão Jorge Amado. 

Entre as temáticas tratadas estão: a Ciranda e Brincadeiras Cantadas e Dançadas; Sarau Literário: semear leitura, florescer ideias com os escritores Tatiana Belinky, Ziraldo, Ruth Rocha, Ana Maria Machado e Eva Furnari; A Poética do Espaço - instalações artísticas com os artistas Goca Moreno, Osmundo Teixeira, Caribé e Mário Cravo Júnior; e Leitores e Seguidores: poesia no insta, a literatura no nosso tempo, poesia, canção e feminismo: pluralidade do belo.

Nas diversas turmas do Vitória, nas unidades Sul e Centro, os últimos dias antes do evento estão sendo de atividade intensa, para que tudo saia como planejado. As turmas do 6° ano, por exemplo, que estudaram sobre o artista plástico Goca Moreno, tiveram a oportunidade de receber o artista para um bate-papo descontraído e instrutivo. 

As turmas do 7° ano receberam a visita de Lucinha Zugaib, para uma Oficina de Argila. Os alunos do 4° ano convidaram a professora Ângela Damasceno para uma reflexão sobre o livro Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado. Estes são apenas exemplos da extensa produção que alunos e professores prepararam para esta edição do Rimas e Sons.